quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SE TODOS FOSSEM IGUAIS - Reflexão

A dinâmica leva-nos a refletir sobre 
as diferenças na sala de aula e o nosso papel de educador construtor

VAMOS REFLETIR JUNTOS? quantas vezes falamos às nossas crianças:  "não! assim eu não te quero!" Isso acontece quando ela não quer brincar, quando não está conseguindo realizar por algum motivo a atividade, etc. lembra?
Depois de entregar a cada participante uma máscara, devemos avisar que passarão o encontro usando-a e se alguém retirá-la todos devem dizer firme e forte: NÃO! ASSIM NÃO TE QUEREMOS!
É possível perceber após alguns segundos o desconforto por parte deles. Uns reclamam, outros calam-se, alguns retiram bruscamente as máscaras. 
É claro que não os deixaremos até o final com elas  pois alguns segundos são suficientes para refletirmos sobre o  que as crianças sentem ao serem cobradas por serem diferentes, quando não são aceitas nas suas limitações.
Ao final, cada participante irá expor o que sentiu tendo que ser igual ao outro, a se comportar como o outro e a dizer não àqueles diferentes de si.

"Precisamos substituir atitudes autoritárias por ações motivadoras. As crianças precisam encantar-se na escola e tudo mais elas conseguirão fazer." (Sônia Mara)

Um comentário:

  1. O Planejamento com professores da Pré-escola teve como objetivo refletir a prática e planejar ações significativas para fortalecer o desempenho das crianças.

    As atividades propostas foram recebidas com alegria e entusiasmo.

    O primeiro momento levou o educador a se colocar no lugar da criança que muitas vezes é excluída.

    Por mim: Sônia Mara

    ResponderExcluir