A dinâmica leva-nos a refletir sobre
as diferenças na sala de aula e o nosso papel de educador construtor
Depois de entregar a cada participante uma máscara, devemos avisar que passarão o encontro usando-a e se alguém retirá-la todos devem dizer firme e forte: NÃO! ASSIM NÃO TE QUEREMOS!
É possível perceber após alguns segundos o desconforto por parte deles. Uns reclamam, outros calam-se, alguns retiram bruscamente as máscaras.
É claro que não os deixaremos até o final com elas pois alguns segundos são suficientes para refletirmos sobre o que as crianças sentem ao serem cobradas por serem diferentes, quando não são aceitas nas suas limitações.
Ao final, cada participante irá expor o que sentiu tendo que ser igual ao outro, a se comportar como o outro e a dizer não àqueles diferentes de si.
"Precisamos substituir atitudes autoritárias por ações motivadoras. As crianças precisam encantar-se na escola e tudo mais elas conseguirão fazer." (Sônia Mara)
O Planejamento com professores da Pré-escola teve como objetivo refletir a prática e planejar ações significativas para fortalecer o desempenho das crianças.
ResponderExcluirAs atividades propostas foram recebidas com alegria e entusiasmo.
O primeiro momento levou o educador a se colocar no lugar da criança que muitas vezes é excluída.
Por mim: Sônia Mara