sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



É na Educação Infantil que iniciamos o trabalho de incentivo ao desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo da turminha aprender formalmente a ler. 
É certo que crianças que vivem em ambientes em que as pessoas fazem uso regular do ato de ler e escrever têm a possibilidade de construir esse conhecimento naturalmente ao imitar o adulto leitor. Mas sabemos também que nem toda criança tem a oportunidade de ver esse hábito em casa por isso precisam muito da escola.
É importante iniciar esse trabalho ainda na Educação Infantil: aproximar as crianças do mundo letrado, alimentar o imaginário e incorporar essa experiência às brincadeiras, jogos, desenhos e histórias.
Para formar os pequenos leitores é essencial que a leitura faça parte da rotina diária. Não espere uma biblioteca na escola, proporcione já esse momento delicioso nas suas aulas. Contagie suas crianças.

Que tal confeccionar uma caixa mágica para sua sala?
Mas o que tem de mágico numa caixa? A caixa pode se tornar mágica a medida em que você professor despertar nas crianças a curiosidade e a imaginação. Nela pode ter saci-pererê, cantigas de roda, coelhinho da páscoa, adivinhações, vários gêneros textuais que encantam o universo infantil.

E como trabalhar?
Leia diariamente para a turma; selecione atentamente os textos incluindo sempre as ilustrações pois as imagens estimulam o contato com as obras; explore oralmente os textos; cante, brinque e deixe sempre a caixa disponível para  as crianças.No decorrer dos dias o professor perceberá as crianças adquirindo comportamentos leitores.

Use a criatividade na hora de confeccionar a caixa. Recorte textos de livros, revistas e jornais Não esquecendo que estes devem ser adequados para a faixa etária das crianças.



Construí uma caixa mágica na minha casa quando minha primeira filha tinha três anos.

Meu 2º filho nasceu, então  reformamos a caixa com pedacinhos de eva coloridos.

Eles fazem a festa. Ela já lê pra ele e ele mesmo sem saber ler formalmente, lê pra gente também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário